11 JUL 2019

PACS - O que esperar no futuro da Telemedicina?

Baixe agora nosso e-book!
DOWNLOAD

Antes, simplesmente um software que permitia armazenar imagens para que pudessem ser requisitadas quando fosse conveniente. Hoje, um sistema que tem a ambição de utilizar inteligência artificial para identificação de padrões e protocolos. Esse é só um dos pontos que os novos PACS pretendem oferecer.

Após a virada do século, muitos players de mercado buscaram embarcar no PACS ferramentas administrativas. Além de terem sido aperfeiçoados no controle de filas de trabalho, eles assumem cada vez mais funções que eram exclusivas dos sistemas de informação presentes em clínicas e hospitais (RIS/LIS).

Quem já acompanhou implantações desses sistemas de imagem sabe que existe uma etapa fundamental, chamada integração. Acreditem: quando essa fase não envolve dor de cabeça e dificuldades alguma coisa está errada. Só é possível realizar a troca de informações entre esses sistemas quando os fabricantes trabalham em conjunto por um único objetivo. Dizer que padrões DICOM/HL7 são suficientes para essa interoperabilidade é um grande engano e ele só pode ser executado a quatro mãos.

Temos visto também investimentos no aprimoramento das ferramentas de telemedicina, e algumas empresas já saíram na frente neste ponto. Mesmo que os softwares já permitissem anteriormente a integração entre unidades fisicamente distintas, a Telerradiologia feita sob um "mesmo teto" não apresenta os mesmos desafios que o apoio diagnóstico remoto impõe.

Falamos de compreender e organizar dados e imagens de sites distintos, com parques tecnológicos muito diferentes mas com a mesma necessidade de diagnóstico. O problema é que, por serem relativamente novas, as ferramentas para a operação da Telerradiologia ainda são modestas. Por isso, estão nas mãos dos usuários - de médicos a gerenciadores - a missão de estimular a melhoria desses processos, permitindo uma acessibilidade que aproxima um pouco mais os conceitos de medicina e saúde.

1.5h

é o tempo médio de liberação dos resultados de urgência.

12h

é o tempo médio de liberação dos resultados de rotina.

89%

dos exames entregues dentro do prazo estipulado.

Entre em contato com a gente.

Escreva uma mensagem nos campos ao lado, envie um e-mail ou ligue para nosso atendimento.

Contato:
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.